Edit Content

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM PARTICIPANTES DE JOGOS ELETRÔNICOS

Kauan Francisco Brito, Isadora Claudiano Gouveia,
Vanessa De Castro Gomes Araújo, Letícia Aparecida Barufi Fernandes, Lidiane Rodrigues Telini.

     O uso cada vez mais frequente de vídeo game tem levado a população ao sedentarismo e a obesidade. O problema é que o hábito de permanecer sentado jogando ou usando qualquer aparelho eletrônico por muitas horas expõe esses indivíduos a muitos fatores prejudiciais à saúde, dentre eles, os distúrbios do sono, transtornos de ansiedade, aumento do risco de desenvolver hipertensão e diabetes, sendo um grande problema de saúde pública. A visão nutricional sobre esta prática é de extrema necessidade para fornecer orientações adequadas sobre alimentação e de como manter uma rotina saudável.

     O objetivo desse trabalho foi analisar o comportamento alimentar de participantes de jogos eletrônicos, através do conhecimento sobre os hábitos alimentares dos jogadores.

     O trabalho foi aprovado pelo CEP (CAAE nº 68785523.2.000.0078) e todos os participantes concordaram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Os hábitos alimentares foram analisados através do questionário de frequência alimentar.

     Participaram dessa pesquisa 59 participantes, com idade média de 21,3 anos, sendo maior proporção de mulheres (57,63%). Aproximadamente 93% dos participantes utilizavam alguma plataforma de jogos diariamente, sendo o computador a plataforma mais utilizada, seguida por consoles e celulares.

     A média de frequência de uso de jogos eletrônicos é de 4,53 dias/semana e de 4 horas/dia, sendo considerado como um uso excessivo dispositivos eletrônicos e está associado a problemas de saúde (obesidade e distúrbios do sono) (MEDEIROS, 2023).

     A pesquisa mostrou que 15 (25,42%) dos participantes tinham uma doença de base (diabetes, gastrite, refluxo, mas em sua maioria, ansiedade e depressão). E também o uso de medicamentos por 23 (38,98%) dos participantes, dentre estes antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos.

     Os problemas causados por uso em excesso de jogos digitais classificam-se em três aspectos: prejuízos físicos (sedentarismo, obesidade e doenças não-transmissíveis), psicológicos (dependência de jogos, depressão e déficit de atenção) e sociais com a diminuição da socialização.

     Conclui-se que o uso de jogos eletrônicos tem se tornado cada dia mais frequente em jovens e adolescentes, principalmente entre o público feminino. O uso excessivo de jogos pode influenciar gravemente a rotina do usuário, podendo gerar prejuízos físicos, psicológicos e sociais. Nota-se que devem ser desenvolvidos mais instrumentos educativos para usuários e responsáveis, alertando sobre a importância de uma orientação de uso adequado de jogos eletrônicos, além da importância da orientação do profissional nutricionista na prevenção destas patologias.

PALAVRAS CHAVE
OBESIDADE. GAMES ELETRÔNICOS. TRANSTORNOS ALIMENTARES.

REFERÊNCIAS
ALMEIDA, J. G. M. Prática de atividade física, comportamento sedentário e hábitos de jogos eletrônicos de adolescentes pós pandemia da COVID-19. 2023. Monografia (graduação) – Educação Física, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.

DINIZ, V.M.L. O crescimento do uso dos jogos digitais durante a pandemia e seus efeitos nos universitários. 2023. 13f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande. Paraíba – Brasil, 2023.

MEDEIROS, T.A.L. Atividade física, nível do sono e tempo de tela em jogadores casuais de jogos eletrônicos. 2023. 40 f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Graduação em Educação Física – Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

SILVA, GAP.; BALABAN, G; MOTTA, MEFA. Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Crianças e Adolescentes de Diferentes Condições Socioeconômicos. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. Vol. 5. Núm.1. p. 53-59. 2005.

XIX UNIC 2023, VII CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO 2023 E XIV CONGRESSO DE PROFESSORES 2023

XIX UNIC 2023, VII CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO 2023 E XIV CONGRESSO DE PROFESSORES 2023

UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga

Olá, tudo bem? Como posso te ajudar?