MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
O que é o Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos?
O Manual de Boas Práticas (MBP) tem a finalidade de proporcionar o conhecimento técnico para realização de processos operacionais, servindo de base para consultas dos profissionais que integram a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). Além disso, transmite informações seguras sobre a forma correta de recebimento, armazenamento e higienização dos gêneros alimentícios, bem como o seu preparo e distribuição garantindo assim uma alimentação segura e de qualidade do ponto de vista nutricional e sanitário de acordo com os objetivos da Unidade de Nutrição Clínica (UNC).
E o que são POPs?
Procedimento Operacional Padronizado – POP – é o procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos.
Em resumo, o Manual de Boas Práticas deve descrever como é a sua empresa, quais são os produtos que sua empresa vende, onde está localizada, como são as instalações físicas, quais são as principais operações, como funcionam os principais requisitos referentes ao recebimento dos produtos, ao armazenamento, ao pré-preparo dos alimentos, ao preparo dos alimentos; alguém que nunca esteve em sua empresa, ao ler o Manual de Boas Práticas, deve conseguir formar uma ideia concreta de como é e de como funciona essa empresa. Contudo, a legislação entende que alguns assuntos que compõe o Manual de Boas Práticas, como potabilidade da água, controle de pragas, higienização, saúde do funcionário, asseio pessoal e outros são tão importantes que precisam ser melhor detalhados, monitorados e verificados. Para este detalhamento, deve-se criar um passo a passo, explicar as formas de monitoramento e de verificação e criar um procedimento padronizado, ou seja, assim foram estabelecidos os POPs.
Tanto o Manual de Boas Práticas como os POPs são documentos exigidos pelas legislações vigentes e que devem estar devidamente implementados, atualizados e disponíveis para a consulta.
Benefícios da implementação do MBP e POPs:
Por se tratar de um documento exigido pela ANVISA e MAPA para todos os estabelecimentos produtores, manipuladores, comercializadores e distribuidores de alimentos; o MBP e o POPs auxiliam na:
- Adequação às exigências da ANVISA;
- Higiene e segurança dos funcionários e dos consumidores;
- Diminuição de erros durante o processo de fabricação;
- Redução de desperdícios;
- Elevação da produtividade;
- Organização e disposição de equipamento;
- Facilidade na adaptação de novos funcionários;
- Maior efetividade.
Quer se adequar as normas e ainda aumentar seus lucros garantindo qualidade e segurança ao consumidor?